Costa, Maria Jose; Pinheiro, Ivoneide (2013). A prática de geometria por meio de oficina pedagógica. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 831-834). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 121Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
As rápidas mudanças em decorrência do processo evolutivo das ciências e das tecnologias interferem diretamente na forma de ensinar e aprender Matemática. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (BRASIL, 1997), a matemática pode dar contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e autonomia advinda da confiança na própria capacidade de enfrentar desafios. Objetivamos com essa oficina desenhar um quebra-cabeça de triângulo equilátero para ser recortado em quatro partes e remontadas na forma de um quadrado. Discutir a partir dessa atividade o enigma criado por Henry Ernest Dudeney, o qual é considerado o maior inventor de quebra-cabeças da Inglaterra e iremos aqui utilizá-lo para fomentar o ensino de geometria.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente 03. Aula > Recursos didácticos > Materiales manipulativos |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 19933 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 02 Jul 2020 22:27 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 02 Jul 2020 22:27 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento