Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Eixos para analisar a aprendizagem profissional docente em comunidades de profesores

Matesco, Eliane; Fiorentini, Dario (2017). Eixos para analisar a aprendizagem profissional docente em comunidades de profesores. En FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 268-277). Madrid, España: FESPM.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

205Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

O presente trabalho visa apresentar e discutir o potencial dos quatro eixos de análise adotados em uma pesquisa de doutorado escrita sob o paradigma da Pesquisa Narrativa: aprendizagem como participação; aprendizagem como pertencimento; aprendizagem como fazer; e aprendizagem como transformação. Com o objetivo de identificar, descrever e compreender as aprendizagens de professoras de Matemática que participam de um grupo de estudos constituído como uma comunidade fronteiriça, a pesquisa descreveu e investigou práticas de letramento que transitam entre a escola e a universidade, vivenciadas pelas professoras. Neste recorte, apresenta-se a análise de uma narrativa que discute episódios relacionados à prática de revisar sequências de tarefas para o ensino de matemática e busca-se, a partir da utilização dos quatro eixos de análise, discutir o seu potencial para evidenciar a aprendizagem de professores. Encontramos indícios de que esses eixos podem ser úteis na análise da aprendizagem de professores, especialmente durante a formação continuada de professores que participam de grupos ou comunidades colaborativas.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente
05. Profesor > Desarrollo del profesor
Nivel Educativo:Estudios de posgrado
Código ID:21101
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:14 Jul 2020 17:30
Fecha de Modificación Más Reciente:18 Ago 2020 02:44
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario