Matesco, Eliane; Fiorentini, Dario (2017). Eixos para analisar a aprendizagem profissional docente em comunidades de profesores. En FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 268-277). Madrid, España: FESPM.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 205Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
O presente trabalho visa apresentar e discutir o potencial dos quatro eixos de análise adotados em uma pesquisa de doutorado escrita sob o paradigma da Pesquisa Narrativa: aprendizagem como participação; aprendizagem como pertencimento; aprendizagem como fazer; e aprendizagem como transformação. Com o objetivo de identificar, descrever e compreender as aprendizagens de professoras de Matemática que participam de um grupo de estudos constituído como uma comunidade fronteiriça, a pesquisa descreveu e investigou práticas de letramento que transitam entre a escola e a universidade, vivenciadas pelas professoras. Neste recorte, apresenta-se a análise de uma narrativa que discute episódios relacionados à prática de revisar sequências de tarefas para o ensino de matemática e busca-se, a partir da utilização dos quatro eixos de análise, discutir o seu potencial para evidenciar a aprendizagem de professores. Encontramos indícios de que esses eixos podem ser úteis na análise da aprendizagem de professores, especialmente durante a formação continuada de professores que participam de grupos ou comunidades colaborativas.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado |
Código ID: | 21101 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 14 Jul 2020 17:30 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 18 Ago 2020 02:44 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento