Aproximação Instrumental: sua origem e seu desenvolvimento no Peru
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
García-Cuéllar, Daysi y Flores, Jesús
Resumen
Nos últimos anos, a Educação Matemática no Peru tem se desenvolvido com diversas pesquisas usando diferentes abordagens teóricas, uma delas é a Aproximação Instrumental. Neste sentido, Artigue (2011) apresenta o desenvolvimento e contribuições da Aproximação Instrumental para a Educação Matemática como teoria necessária, quando se interage com tecnologias digitais. Explica que, no início dos anos 90, participou de um projeto da Direção de Tecnologia do Ministério de Educação da França. Esse projeto envolveu estar a cargo de um grupo de especialistas que pesquisavam o uso de calculadoras e Computer Assistant System - CAS no ensino e aprendizagem de matemática no Ensino Médio.
Fecha
2020
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Estrategias de solución | Informáticos (recursos centro) | Tareas
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Editores (capítulo)
Lista de editores (capitulo)
Basniak, Maria y Rubio-Pizzorno, Sergio
Título del libro
Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas que envolvem tecnologia na Educação Matemática: o GeoGebra em foco
Editorial (capítulo)
Lugar (capítulo)
Rango páginas (capítulo)
45-66
ISBN (capítulo)
Referencias
ANDERSEN, M. Instrumented in tool-and object perspectives. In: C. Hoyles, J. Lagrange, L. H. Son, &N. Sinclair (Eds.), Proceedings of the Seventeenth ICMI Study Conference “Technology Revisited”, University of Hanoi, 2006, 19-26. Disponível em: http://ims.mii.lt/ims/konferenciju_ medziaga/TechnologyRevisited/c63.pdf. ARTIGUE, M. Learning Mathematics in a CAS Environment: The Genesis of a Reflection about Instrumentation and the Dialectics between Technical and Conceptual Work. International Journal of Computers for Mathematical Learning, 2002, 7, 245-274. Recuperado de: https://link.springer.com/ article/10.1023/A:1022103903080#citeas ARTIGUE, M. Tecnología y enseñanza de las matemáticas: desarrollo y aportaciones de la aproximación instrumental. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 2011, 6(8), 13-33. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/6948. BALACHEFF, N. Entornos informáticos para la enseñanza de las matemáticas: complejidad didáctica y expectativas. En GORGORIÓ, M.; DEULOFEU, J. (Eds.). Matemáticas y educación: Retos y cambios desde una perspectiva internacional, 70–88. 2000. Barcelona: Editorial Grao. BATALLANOS, J. Génesis instrumental de la medida del volumen del octaedro regular mediada con Cabri 3D en estudiantes del cuarto grado de secundaria (tesis de maestría). Pontificia Universidad Católica del Perú. Perú, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.12404/12143 BELLEMAIN, F. B.; Trouche, L. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, Nov. 2016. Bonito, Brasil. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01560233 CHEVALLARD, Y. A Theoretical Approach to Curricula. Journal für Mathematikdidaktik, 1992, 13, 2/3, pp. 215-230. CHUMPITAZ, L. La Génesis Instrumental: Un estudio de los procesos de instrumentalización en el aprendizaje de la función definida por tramos mediado por el software GeoGebra con estudiantes de ingeniería (tesis de maestría). Pontificia Universidad Católica del Perú. Perú, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.12404/4514 DRIJVERS, P.; GRAVEMEIJER, K. Computer Algebra as an Instrument: Examples of Algebraic Schemes. In: Guin D., Ruthven K., Trouche L. (eds) The Didactical Challenge of Symbolic Calculators. Mathematics Education Library, vol 36. Springer, Boston, MA, 2005. DRIJVERS, P.; GODINO, J. D.; FONT, V.; TROUCHE, L. One episode, two lenses: A reflective analysis of student learning with computer algebra from instrumental and onto-semiotic perspectives. Educational Studies in Mathematics, 2013, 82(1), 23–49. GARCÍA-CUÉLLAR, D. Simetría axial mediada por el GeoGebra: un estudio con estudiantes de primer grado de educación secundaria (Tesis de maestría). Pontificia Universidad Católica del Perú, Perú, 2014. doi: 10.13140/ RG.2.2.13450.47048 GARCÍA-CUÉLLAR, D.; SALAZAR, J.V.F. Un estudio de la instrumentación de la noción de simetría axial por medio del uso del Geogebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, 2017, v.6, 68-82. Disponível em: https:// revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/28906 GARCÍA-CUÉLLAR, D.; SALAZAR, J.V.F. Estudio de la génesis instrumental del artefacto simbólico simetría axial. Tangram: Revista em educação matemática, 2019, 2(3), 28-48. Doi: 10.30612/tangram.v2i3.9068 GARCÍA-CUÉLLAR, D.; ALMOULOUD, S.A.; SALAZAR, J.V.F. Abordagem instrumental: uma revisão da literatura no Peru e no Brasil dos anos 2013 a 2017. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. 2019, 32(2), 742-752. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334046152_ LEÓN, J. Estudio de los procesos de instrumentalización de la elipse mediado por el GeoGebra en alumnos de arquitectura y administración de proyectos (tesis de maestría). Pontificia Universidad Católica del Perú. Perú, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.12404/5652 LÓPEZ, P. Génesis instrumental del hiperboloide en estudiantes de arquitectura mediada con el GeoGebra (tesis de maestría). Pontificia Universidad Católica del Perú. Perú, 2019. Disponível em: http://hdl.handle. net/20.500.12404/13406 RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: aproche cognitive des instrumentns contemporains. Paris: Armand colin, 1995. RABARDEL, P. Los hombres y las tecnologías: Visión cognitiva de los instrumentos contemporáneos. (Trad. por M. Acosta) Colombia: Universidad Industrial de Santander, 2011. SILVA, M. Génesis instrumental del circuncentro con el uso del Geogebra en estudiantes de nivel secundario (tesis de maestría). Pontificia Universidad Católica del Perú. Perú, 2017. Disponível em: http://hdl.handle. net/20.500.12404/8727 TROUCHE, L. Managing the complexity of human/machine interactions in computerized learning environments: guiding students’ command process through instrumental orchestrations. International Journal of Computers for Mathematical Learning, 2004, 9: 281–307. TROUCHE, L. An Instrumental Approach to Mathematics Learning in Symbolic Calculator Environments. The Didactical Challenge of Symbolic Calculators Turning a Computational Device into a Mathematical Instrument. Guin, Dominique, Ruthven, Kenneth, Trouche, Luc (Eds.), 2005, 83-112. TROUCHE, L. Comprender el trabajo de los docentes a través de su interacción con los recursos de su enseñanza – una historia de trayectorias. Revista Educación Matemática, 2018, 30(3), 9-40. doi: 10.24844/EM3003 VERGNAUD, G. A teoria dos campos conceptuais. En Jean Brun (org), Didáctica das matemáticas, pp. 155-189. Lisboa: Horizontes pedagógicos, 1996.