Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Aprendizagem matemática e tecnologias digitais: invenções robóticas para o tratamento de Parkinson

Toledo, Greiton; Vinicius, Marcus (2020). Aprendizagem matemática e tecnologias digitais: invenções robóticas para o tratamento de Parkinson. Revista Paradigma, 41(Extra 2), pp. 81-101 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

678Kb

URL Oficial: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/parad...

Resumen

Nosso objetivo é compreender o processo criativo de aprendizagem matemática ao longo da produção do jogo Navegação, associado a dispositivo robótico, destinado ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. Norteados pela pesquisa qualitativa, a produção de dados foi realizada com alunos do Ensino Médio do IF-Goiano, Ipameri - GO. O cenário formativo da pesquisa foi criado como lugar para construir/propor soluções para problemas reais, a partir da matemática e da robótica em favor da sociedade, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam um dos possíveis projetos de vida e de transformação social, intelectual e científica dos alunos. Para isso, colocamos em pauta discussão-análises do desenvolvimento científico-tecnológico, colaborativo-argumentativo e inventivo-criativo de tecnologias, indo além dos muros da sala de aula de matemática. Suscitamos análise-reflexões sobre o processo de se tornar pensador criativo em matemática em detrimento da reprodução de conceitos e mecanismos pedagógicos que não se justificam. Para tanto, baseamos nossas ações na Teoria de Aprendizagem Criativa e na Insubordinação Criativa. Concluímos que o processo criativo de aprendizagem matemática se mostra dinâmico e fluído, constituído por passos não lineares e se fortalece por elementos inerentes ao processo formativo, entre os quais se destacam: curiosidade, imaginação, argumentação e invenção.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Otro (tipos de estudio)
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > _Otro (teorías de aprendizaje)
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Código ID:23624
Depositado Por:Valeria Maestre
Depositado En:16 Nov 2021 14:21
Fecha de Modificación Más Reciente:22 Nov 2021 10:10
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario