Boettger, José Roberto (2000). Reflexões ante as concepções de "espontaneidade" e de "eficácia" do saber matemático cotidiano presentes em algumas pesquisas na educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, 2(2), pp. 11-34 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 5Mb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
O objetivo deste artigo é questionar o caráter “espontâneo” e “eficaz" frequentemente atribuído, por algumas pesquisas, ao conhecimento matemático produzido fora da escola nas atividades da vida cotidiana, como que denotando-se aí algo vantajoso ante a forma do conhecimento escolar. Como fundamento deste questionamento, o autor apresenta algumas considerações sobre as especificidades da estrutura da vida cotidiana, do conhecimento matemático produzido no cotidiano e sobre as especificidades da relação desse conhecimento matemático cotidiano com o conhecimento matemático escolar no decorrer do trabalho docente.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos 05. Profesor > El papel del profesor 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Trabajo de los estudiantes fuera del aula |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 24011 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 17 Jul 2022 22:50 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Jul 2022 22:50 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento