Costa, Lucélida de Fátima Maia da (2021). Imagens que falam. Educação Matemática Em Revista, 26(70), pp. 31-46 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 455Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida, em um percurso de doutoramento, com o objetivo de analisar como processos de formação continuada de professores que ensinam matemática podem viabilizar um ensino que considere, além da ciência, o contexto, a experiência, o conhecimento produzido e as formas vigentes de ensinar e aprender em comunidades ribeirinhas como elementos inerentes à formação de um sujeito local e global simultaneamente. Foram utilizadas quatro técnicas diferentes para a construção dos dados. No recorte aqui feito evidenciam-se as narrativas pictóricas (desenhos), elaborados pelos oito sujeitos participantes e, as rodas de diálogos. Os resultados obtidos indicam que o ensino de matemática apresenta nuances que refletem o contexto no qual se realiza e marca, de formas variadas, as memórias daqueles que o experienciaram.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Gráfico 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Visualización |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado |
Código ID: | 24062 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 14 Sep 2022 18:26 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 14 Sep 2022 18:26 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento