Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Os textos sobre ensinar/aprender matemática no ensino fundamental da revista nova escola: uma análise retórica

Evangelista, Enio Muniz; Pavanello, Regina Maria (2010). Os textos sobre ensinar/aprender matemática no ensino fundamental da revista nova escola: uma análise retórica. Educação Matemática Pesquisa, 12(2), pp. 271-291 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

306Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

O presente trabalho relata resultados de pesquisa cujo objetivo foi identificar que visão de educação matemática permeia os textos referentes a essa área na revista NOVA ESCOLA, provavelmente à qual têm acesso a maioria dos professores no Brasil, e que tipo de argumentação é neles utilizada para conseguir a adesão dos professores do Ensino Fundamental a perspectiva neles habita. Na análise interpretativa desses textos utilizamos a noção bakthiana de gênero discursivo, bem como autores que focalizam a imprensa, como Zanchetta Junior (2004), o discurso jornalístico, como Ponte (2005), e a argumentação na comunicação, como Breton (2003).

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:05. Profesor > Agrupaciones asociaciones federaciones
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Análisis del discurso
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías del discurso
05. Profesor > Desarrollo del profesor
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:24427
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:17 Jul 2022 10:28
Fecha de Modificación Más Reciente:17 Jul 2022 10:28
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario