A história do lúdico na educação
Tipo de documento
Lista de autores
Sant’Anna, Alexandre y Nascimento, Paulo Roberto
Resumen
Este artigo tem como objetivo contribuir para o enriquecimento profissional dos professores que ensinam matemática na perspectiva de um conhecimento mais aprofundado sobre a história do uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, resgatando sua utilidade desde os primórdios, passando pela Idade Média até os dias atuais. A importância do lúdico como instrumento metodológico é abordada sob a ótica da utilização dos mesmos na busca de um melhor aprendizado dos alunos, em relação aos conhecimentos matemáticos, partindo da escolha da melhor atividade lúdica a ser utilizada para cada conteúdo programático, dos objetivos a serem alcançados com o uso dessas atividades, que favoreçam a exploração do potencial e o desenvolvimento das habilidades que eles proporcionam. Diversos autores defendem a utilização do lúdico em sala de aula como um instrumento metodológico para o ensino da matemática. Propomos neste artigo que os professores devam ter formação para que possam utilizar tal instrumento da melhor forma possível na busca do alcance dos objetivos traçados.
Fecha
2011
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Desarrollo del profesor | Gestión de aula | Historia de la Educación Matemática | Otro (recursos didácticos)
Enfoque
Nivel educativo
Educación infantil, preescolar (0 a 6 años) | Educación media, bachillerato, secundaria superior (16 a 18 años) | Educación primaria, escuela elemental (6 a 12 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
6
Número
2
Rango páginas (artículo)
19-36
ISSN
19811322
Referencias
ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em: Acesso em: 12/11/2010. ANTUNES, C. Jogos para Estimulação das Múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998. ARANHA, M. L. A. História da Educação. 2ª ed.rev. e atual. São Paulo: Moderna,1996. AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. BATISTA, S. C. F. Softmat: um repositório de softwares para matemática do ensino médio – um instrumento em prol de posturas mais conscientes na seleção de softwares educacionais. Rio de Janeiro. 2004. Dissertação de Mestrado em Ciências da Engenharia. Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Disponível em: Acesso em 10/12/2010. BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental - PCN’s: Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. 3ª ed. Lisboa: Gradiva, 2000. CORBALÁN, F. Juegos matemáticos para secundaria y bachillerato. Madrid: Sintesis, 1994. D´AMBRÓSIO, B. S. Formação de professores de Matemática para o século XXI: o grande desafio. In: Pró-Posições. Campinas-SP: Cortez Editora/UNICAMP, v. 4, n. 1 (10), 1993. FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Revista Zetetiké. Campinas: Unicamp, v. 3, n. 4, p. 1-16, 1995. GRILO, A. P. S. O lúdico na formação do professor. Disponível em: .Acesso em: 12/11/2010 HUBNER, L.; CAPELLI, J.; ELIAS, A. Etnomatemática. Revista Diário do Grande ABC, p. 3, 31 de out. 2003. Disponível em: . Acesso em 10/12/2010. HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4ª ed. Tradução João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2000. KISHIMOTO, T. M. Brinquedo e Brincadeira – Usos e significações dentro de contextos culturais. In: SANTOS, S. M. P., (org.) Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. 3ª ed. Petrópolis, Vozes, 1998. Jogos, brinquedos, brincadeiras e educação. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. KISHIMOTO, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. LIBÂNEO, J. C. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Disponível em: . Acesso em: 17/11/2010. MACEDO, L.; PASSOS, N. C.; PETTY, A. L. S. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005. MARTINS, M, A. O lúdico como disciplina dos cursos de licenciatura em Matemática - Um estudo necessário à formação dos futuros educadores. Disponível em: . Acesso em: 17/11/2010. MOREIRA, M. A. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Cap. 10, p. 151-165. In: Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, EPU, 1999.A. Aprendizagem Significativa Crítica. Disponível em: http://vicenterisi.googlepages.com/aprend_signifPostWeingartner.pdf. MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996. NEGRINE, A. Ludicidade como ciência. In: SANTOS, Santa Marli (Org.). Ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001. NÓVOA, A. O professor e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1991. PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança: Imitação, Jogo e Sonho Imagem a Representação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. SANTOS, S. M. P. O lúdico na formação do educador. 5ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. SIMÃO, M. Atividades Lúdicas: Ludicidade e Educação. Referência eletrônica: disponível em: . Acesso em: 10/11/2010. VYGOTSKYI, L. S. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.