Lessa, Valéria Espíndola; Fresch, Elisandra Mottin (2015). Um estudo sobre o erro matemático de estudantes de engenharia mecânica. Educação Matemática Em Revista, 20(44), pp. 5-13 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 637Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida com estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Erechim. Com base no referencial teórico sobre a Análise de Erros, investigamos os tipos de erros que os estudantes apresentaram nas resoluções de questões matemáticas, pois consideramos que o erro matemático se constitui um conhecimento e, portanto, deve ser investigado e não descartado. A coleta dos dados ocorreu durante a realização de um curso de matemática básica na qual analisamos os erros das atividades, levantamos hipóteses sobre suas causas, realizamos algumas entrevistas e identificamos os principais erros encontrados. A pesquisa contribuiu para a qualificação de nossa tarefa docente e para a aprendizagem dos estudantes que participaram do curso e da entrevista. Acreditamos que poderá ainda contribuir para futuras investigações sobre análise de erros, na qualificação metodológica do ensino.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 06. Aprendizaje > Cognición > Errores 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 25932 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 20 Ago 2022 17:20 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 11 May 2023 09:51 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento