Pereira, Juliana Batista; Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de (2015). O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em matemática? Educação Matemática Pesquisa, 17(2), pp. 309-333 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 950Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este estudo analisa as notas médias obtidas pelos alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do Ensino Médio do Rio Grande do Sul em matemática, nas edições 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo foi investigar e compreender oscilações e tendências em relação às médias de desempenho das esferas analisadas, com foco especial nas habilidades matemáticas equivalentes a cada nível de desempenho. Os resultados mostram oscilações progressivas, principalmente no 5º ano; avanços significativos de um mesmo grupo de alunos em momentos escolares distintos, e um déficit entre as habilidades matemáticas esperadas e obtidas pelos alunos de todos os anos escolares avaliados.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Pruebas 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > _Otro (investigación e innovación en Educación Matemática) 08. Evaluación > Instrumentos de evaluación 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Expectativas de aprendizaje > Competencias |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 26014 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 14 Jul 2022 17:58 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 14 Jul 2022 17:58 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento