Dias, Gessy Ribeiro; Bento, Jetro Ialen Moreira; Cantanhede, Severina Coelho da Silva; Cantanhede, Leonardo Baltazar (2017). Textos de divulgação científica como uma perspectiva para o ensino de matemática. Educação Matemática Pesquisa, 19(2), pp. 291-313 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 1016Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Neste trabalho, foram selecionados e caracterizados artigos da revista ciência hoje, seções O leitor pergunta e mundo de ciência, objetivando a sua utilização como recurso didático para o ensino da Matemática. Foi aplicada uma estratégia didática, utilizando Textos de Divulgação Científica (TDC) como forma de auxiliar os professores no ensino do conteúdo Estatística. Foram verificadas as impressões dos alunos sobre as contribuições do TDC, a partir de questionários aplicados no formato da escala Likert. Assim, 86% dos alunos afirmaram que o TDC proporcionou maior participação na aula e 93% conseguiram relacionar os conceitos matemáticos com o cotidiano. Desse modo, o uso de TDC pode contribuir com o ensino da Matemática, pois abordam distintas temáticas num contexto mais abrangente, motivando e aprofundando conteúdos matemáticos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 13. Matemáticas escolares > Estadística > _Otro (estadística) 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 27035 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 12 Jul 2022 10:14 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 12 Jul 2022 10:14 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento