Kerschner, Monica; Flores, Cláudia Regina (2020). Matemática e arte à luz [e à noite] de Gaston Bachelard: processos criativos na educação. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 15(1), pp. 1-19 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 420Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Resumen
Este texto intenta colocar luz sobre o pensamento diurno e noturno (complementar e não oposto) de Gaston Bachelard sobre a razão e a imaginação, para pensar as conexões entre a Matemática e a Arte. Para tanto, analisa-se o envolvimento de Bachelard com os pressupostos do movimento surrealista da arte, a partir do qual o epistemólogo propõe o termo surracionalidade. Com isso, devanear-se-á com a surracionalidade em Educação Matemática, dialogando com o que se produz em pesquisas que envolvem Matemática e Arte, nas quais a imaginação criadora pode potencializar a problematização e a reflexão do conhecimento matemático, fazendo com que outras e novas coisas, pensamento e conhecimento aconteçam.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 27173 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 22 Jul 2022 18:44 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 22 Jul 2022 18:44 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento