Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Educação matemática, inteligência e afetividade

Blumenthal, Gladis (2002). Educação matemática, inteligência e afetividade. Educação Matemática Em Revista, 9(12), pp. 30-34 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

4Mb

URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...

Resumen

A didática matemática tem conseguido avanços significativos na última década. Pesquisas em Educação Matemática apontam para uma necessária mudança no ensino conteudista para novas linhas de ensino e aprendizagem, que enfatizem aspectos psicológicos e sociológicos, além dos metodológicos. Neste artigo, examinaremos diferentes concepções de inteligência, entre as quais a de Reuven Feuerstein, psicólogo pós-piagetiano, em sua Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Analisaremos algumas variáveis afetivas e de atitude diante da Matemática que têm influenciado fortemente o ensinar e o aprender. Uma visão holística das áreas cognitiva, afetiva e comportamental poderá permitir a quebra de certos paradigmas educacionais, ocasionando mudanças tanto no currículo dos cursos de formação de professores quanto na prática pedagógica dos mesmos.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Sociología
05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Psicología
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:27205
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:07 Sep 2022 21:54
Fecha de Modificación Más Reciente:04 May 2023 15:53
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario