Corpo, videogame e constituição de conhecimento matemático: um estudo com Xbox Kinect
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Silva, Caroline y Rosa, Maurício
Resumen
Esta pesquisa objetiva investigar como se mostra a constituição do conhecimento matemático com o estudo dos movimentos corporais realizados por estudantes que jogam o game Sports Rivals, do videogame Xbox One com Kinect (sensor de movimento corporal). Quatro alunos do primeiro ano do Ensino Médio participaram da proposta. Para alcançarmos nosso objetivo, a pesquisa se ancorou em eixos teóricos para compreender qual relação do corpo com a constituição do conhecimento matemático e a utilização de Tecnologias Digitais (TD). Assim, a tecnologia permeia a pesquisa começando com a escolha do recurso, o planejamento dos encontros para a produção dos dados e formas de pensar que os estudantes revelam. Nesse artigo, é apresentada uma das formas de se mostrar a constituição do conhecimento matemático, sendo “Pela expressão da percepção do movimento de outro corpo” o modo pelo qual os participantes expressam percepções dos movimentos do outro, refletindo matematicamente sobre isso. Esse fato permite que o seu próprio movimento se faça como repetição do que foi visto, havendo intuitivamente a ação de criar modelos para teste de movimento e aperfeiçoamento desse. A percepção se realiza nesse encontro ver-visto do corpo do outro e nesse processo a constituição do conhecimento se mostra com os atos de ser-com-TD, pensar-com-TD e saber-fazer-com-TD percebendo o corpo como atuante em todo o processo de constituição do conhecimento matemático.
Fecha
2020
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Gestión de aula | Medios audiovisuales | Modelización | Otro (aprendizaje)
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
10
Número
3
Rango páginas (artículo)
45-69
ISSN
22380345
Referencias
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