Virgens, Wellington Pereira das; Moretti, Vanessa Dias (2022). Relações entre significados de problema em documentos curriculares e compreensões sobre seu papel no ensino de matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 12(1), pp. 182-199 .
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 454Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
O artigo discute os significados sobre o papel do Problema em documentos curriculares, que são objeto de estudos sobre currículo durante a formação inicial de professores, e como esses significados se relacionam com compreensões sobre o papel do Problema no ensino de matemática. A pesquisa tem como fundamentação teórica a Teoria Histórico-cultural. Os resultados apontam para indícios de que os textos oficiais contribuem para reforçar significados a respeito do papel do Problema nas práticas de ensino de matemática, os quais estão relacionados às ideias de que os Problemas seriam instrumentos de aplicação de lições ensinadas previamente, instrumentos de integração com outras disciplinas escolares ou, ainda, instrumentos de avaliação.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 01. Sistema educativo > Documentos curriculares Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > R-S > Significado 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Culturales |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 27686 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 29 Jun 2022 19:18 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 29 Jun 2022 19:18 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento