Fernandes, Claudia; Borges, Renato (2018). O papel dos saberes não matemáticos na modelagem matemática: o estudo do cálculo do imposto de renda. Educação Matemática Pesquisa, 20(3), pp. 280-303 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 538Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este artigo trata sobre a indispensabilidade de saberes não matemáticos para o uso de modelos matemáticos sobre problemas em contextos concretos a partir de pressupostos da teoria antropológica do didático. O modelo praxeológico misto é proposto como dispositivo metodológico de análise. Análise do modelo do cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física em situação demonstra a potencialidade do dispositivo para fazer emergir os saberes não matemáticos que fundamentam os modelos matemáticos sobre contextos concretos. Resultados obtidos preliminares apontam a indispensabilidade dos saberes não matemáticos da situação para o uso pertinente dos modelos matemáticos em situação e encaminham pesquisas futuras.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos 10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática) 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) |
Código ID: | 27891 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 09 Jul 2022 12:39 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 09 Jul 2022 12:39 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento