Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O papel dos saberes não matemáticos na modelagem matemática: o estudo do cálculo do imposto de renda

Fernandes, Claudia; Borges, Renato (2018). O papel dos saberes não matemáticos na modelagem matemática: o estudo do cálculo do imposto de renda. Educação Matemática Pesquisa, 20(3), pp. 280-303 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

538Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Este artigo trata sobre a indispensabilidade de saberes não matemáticos para o uso de modelos matemáticos sobre problemas em contextos concretos a partir de pressupostos da teoria antropológica do didático. O modelo praxeológico misto é proposto como dispositivo metodológico de análise. Análise do modelo do cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física em situação demonstra a potencialidade do dispositivo para fazer emergir os saberes não matemáticos que fundamentam os modelos matemáticos sobre contextos concretos. Resultados obtidos preliminares apontam a indispensabilidade dos saberes não matemáticos da situação para o uso pertinente dos modelos matemáticos em situação e encaminham pesquisas futuras.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Código ID:27891
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:09 Jul 2022 12:39
Fecha de Modificación Más Reciente:09 Jul 2022 12:39
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario