Silva, André Gustavo; Silva, Rosana Figueiredo (2016). O erro cometido em prova de matemática: um saber escolar? Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 18(1), pp. 55-70 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 130Kb |
URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta
Resumen
Neste artigo discutimos a possibilidade de aproveitar o erro cometido pelos estudantes em provas escritas de Matemática para deflagrar situações de aprendizagem do conteúdo matemático. Na perspectiva de explorar o erro como recurso didático para aprendizagem oportunizamos aos estudantes uma atividade proposta imediatamente após a entrega do resultado da prova escrita a fim de refletirem sobre os erros cometidos e (re)construírem seu conhecimento do conteúdo matemático por meio do preenchimento do relatório de reflexão dos erros – instrumento de intervenção elaborado pelo autor – e aplicarem os conhecimentos obtidos em situações análogas. Apresentamos alguns resultados desta investigação desenvolvida com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental no ano de 2011. Os resultados alcançados nos permitem inferir que pode ser frutífero investir no erro e inseri-lo como recurso pedagógico para o aprendizado do conteúdo matemático.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 06. Aprendizaje > Cognición > Errores 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 08. Evaluación > Instrumentos de evaluación |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 28282 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 17 Jun 2022 18:38 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Jun 2022 18:38 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento