O discurso matemático vigente em um grupo de escolas do brasil e do méxico relativo ao tema números racionais
Tipo de documento
Autores
Cantoral, Ricardo Arnoldo | Groenwald, Claudia Lisete de Oliveira | Monteiro, Alexandre Branco
Lista de autores
Monteiro, Alexandre Branco, Groenwald, Claudia Lisete de Oliveira y Cantoral, Ricardo Arnoldo
Resumen
Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado cujo tema é o estudo dos Números Racionais na perspectiva da Teoria Socioepistemológica da Matemática Educativa (TSME). Como parte dessa investigação, foi realizado um estudo do ensino dos Racionais no Brasil e no México, envolvendo as orientações oficiais a respeito desse tema, os planejamentos de aula de um grupo de professores e a análise dos livros didáticos utilizados por eles. O foco da investigação foram os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no Brasil, o 6º grau do Primário e o 1º grau do Secundário no México. Apresentamos, nesse trabalho, um panorama do sistema educativo entre os dois países. Os resultados apontam que, mesmo com realidades e propostas educacionais distintas, os conteúdos acerca dos Números Racionais e os períodos de ensino são semelhantes, o que evidencia um discurso matemático que perpassa as fronteiras físicas.
Fecha
2018
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Discurso | Diseño | Epistemología | Libros de texto | Números racionales
Enfoque
Nivel educativo
Educación primaria, escuela elemental (6 a 12 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años) | Formación en posgrado
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
20
Número
3
Rango páginas (artículo)
406-430
ISSN
21787727
Referencias
Buendía, Gabriela Abalos & Cordero, Francisco Osorio. (2005) Prediction and the periodic aspect as generators of knowledge in a social practice framework. A socioepistemological study. Educational Studies in Mathematics. 58(3), 299-333. Burke, Peter. Tradução: Klauss Brandini Gerhardt, Roneide Venâncio Majer. (2002) História e Teoria Social. São Paulo: Unesp. Cantoral, Ricardo Arnoldo Uriza & Farfán, Rosa María. (2008) Socioepistemología y Matemáticas. Acta Latinomericana de Matemática Educativa, 21, 740-753, Coacalco, México. Cantoral, Ricardo Arnoldo Uriza & Farfán, Rosa Maria. (2009) Matemática Educativa: una visión de su evolución. Acta Scientiae, 11(1), 7-20, Canoas, Brasil. Cantoral, Ricardo Arnoldo Uriza. (1990) Desequilibrio y equilibración: categorías relativas a la apropiación de una base de significados propias del pensamiento físico para conceptos y procesos matemáticos de la teoría elemental de las funciones analíticas. Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN. Cidade do México, México, tese de doutorado (Educação Matemática). Cantoral, Ricardo Arnoldo Uriza. (2003) La aproximación socioepistemológica a la investigación en matemática educativa: una mirada emergente. In Anais da XI Conferência Interamericana de Educação Matemática (CD ROM). Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, Brasil. Cantoral, Ricardo Arnoldo Uriza. (2004) Desarrollo del pensamiento y linguaje variacional, una mirada socioepistemológica. Acta Latinomericana de Matemática Educativa 17(1), 1-9, Pontifícia Universidad Católica de Chile, Santiago de Chile, Chile. Cantoral, Ricardo Arnoldo Uriza. (2005) Socioepistemologia: nota sobre a construção social do conhecimento Matemático Avançado. In: Atas do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Brasil. Cantoral, Ricardo Arnoldo Uriza. (2013) Teoría Socioepistemológica de la Matemática Educativa: estudios sobre construcción social del conocimiento. Ed. Barcelona: Gedisa. Cordero, Francisco Osorio. (2005) El rol de algunas categorías del conocimiento matemático en educación superior. Una mirada socioepistemológica de la integral. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 8(3), 265-285. Cordero, Francisco Osorio; Gómez, Karla; Silva-Crocci, Hector; Soto, Daniela. (2015) El Discurso Matemático Escolar: la Adherencia, la Exclusión y la Opacidad. Ed. Barcelona: Gedisa. Crespo, Cecilia Rita. (2007) Las argumentaciones matemáticas desde la visión de la socioepistemología. CICATA del IPN. Cidade do México, México, tese de doutorado (Educação Matemática), 312 f. Llinares, Salvador Ciscar & Sánchez, Maria Victoria García. (1988) Fracciones la relación parte-todo. Madrid: Sintesis. Monteiro, Alexandre Branco. (2013) Estudos de recuperação do conteúdo de frações com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Universidade Luterana do Brasil, 227f., dissertação de mestrado (ensino de Matemática), Canoas. Montiel, Gisela Espinosa. (2011) Construcción de conocimiento trigonométrico: un estudio socioepistemológico. México, D.F.: Díaz de Santos. Radford, Luis. (2006) Elementos de una teoría cultural de la objetivación. Revista Latinoamericana de Investigación en Educacíon Matemática, Cidade do México, n. Especial, 103-129. Reyes-Gasperini, Daniela & Cantoral, Ricardo Arnoldo Uriza. (2016) Empoderamiento docente: la práctica docente más allá de la didáctica... ¿qué papel juega el saber en una transformación educativa? Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, Rosario (Argentina) 11(2), 155-176. Reyes-Gasperini, Daniela. (2016) Empoderamiento docente desde una visión socioepistemológica: una alternativa de intervención para la transformación y la mejora educativa. Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN, Cidade do México, México, tese de doutorado, 2016. Silva, Daniel Romão. (2010) Livro didático de Matemática: lugar histórico e perspectivas. USP Faculdade de Educação. São Paulo, p.152. Soto, Daniela. (2010) El Discurso Matemático Escolar y la Exclusión: una visión Socioepistemológica. Centro de Investigación y de Estudios Avanzados. Cidade do México, México, dissertação de mestrado (Educação Matemática).