da Silva, Dayanne Dailla; de Pina, Eridete Arnaud; Oliver, Terezinha Valim (2021). Reflexão sobre a ação: experiências formativas de professores sobre a aprendizagem escolar. Amazónia: Revista de educação em ciências e matemáticas, 17(39), pp. 61-72 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 237Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazon...
Resumen
Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa. Investigamos a experiência de dois professores sobre a reflexão sobre a ação docente. Objetivamos buscar aspectos que correspondem à reflexão metodológica, sobre o ensinar e sobre a aprendizagem escolar nessas narrativas. Neste sentindo, investigamos “Que aspectos procedimentais subjazem aos relatos de professores ao falarem sobre práticas docentes que visam a aprendizagem de seus alunos?”. Para análise dos relatos, assumimos a análise textual discursiva (ATD). Da imersão nos textos de campo, emerge dois eixos de análise: i) A afetividade como princípio pedagógico; II) Reconstruindo abordagens de ensino por meio de reflexões. Concluímos que os sujeitos percebem fatores essenciais que contribuem para o ensino de qualidade, enfatizando a afetividade como fator primordial em todo o processo no que diz respeito à relação professor-aluno-conhecimento.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Análisis del discurso 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 07. Enseñanza > _Otro (enseñanza) 05. Profesor > Formación de profesores > Otro (formación de profesores) 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 30294 |
Depositado Por: | Monitor Funes 3 |
Depositado En: | 31 Jul 2022 17:12 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 29 Sep 2022 10:43 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento