Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Reflexão sobre a ação: experiências formativas de professores sobre a aprendizagem escolar

da Silva, Dayanne Dailla; de Pina, Eridete Arnaud; Oliver, Terezinha Valim (2021). Reflexão sobre a ação: experiências formativas de professores sobre a aprendizagem escolar. Amazónia: Revista de educação em ciências e matemáticas, 17(39), pp. 61-72 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

237Kb

URL Oficial: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazon...

Resumen

Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa. Investigamos a experiência de dois professores sobre a reflexão sobre a ação docente. Objetivamos buscar aspectos que correspondem à reflexão metodológica, sobre o ensinar e sobre a aprendizagem escolar nessas narrativas. Neste sentindo, investigamos “Que aspectos procedimentais subjazem aos relatos de professores ao falarem sobre práticas docentes que visam a aprendizagem de seus alunos?”. Para análise dos relatos, assumimos a análise textual discursiva (ATD). Da imersão nos textos de campo, emerge dois eixos de análise: i) A afetividade como princípio pedagógico; II) Reconstruindo abordagens de ensino por meio de reflexões. Concluímos que os sujeitos percebem fatores essenciais que contribuem para o ensino de qualidade, enfatizando a afetividade como fator primordial em todo o processo no que diz respeito à relação professor-aluno-conhecimento.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Análisis del discurso
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
07. Enseñanza > _Otro (enseñanza)
05. Profesor > Formación de profesores > Otro (formación de profesores)
05. Profesor > Desarrollo del profesor
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:30294
Depositado Por:Monitor Funes 3
Depositado En:31 Jul 2022 17:12
Fecha de Modificación Más Reciente:29 Sep 2022 10:43
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario