Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a educação básica

Forner, Regis; dos Santos, Ana Paula (2019). Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a educação básica. Revista de Educação Matemática (REMat), 16(21), pp. 57-70 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

437Kb

URL Oficial: https://revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/

Resumen

Evidenciar sinergias entre o legado de Paulo Freire e a modelagem em educação matemática e refletir de que forma estas podem convergir em encaminhamentos para que essa abordagem chegue as aulas de Matemática da Educação Básica é o objetivo desse trabalho. Para isso, a partir do paradigma qualitativo, apresentamos um estudo bibliográfico, discutimos algumas reflexões que estão presentes no legado freireano e também na literatura quanto a Modelagem. Na sequência, apresentamos as sinergias entre um estudo e outro e assim tecemos algumas considerações que vão ao encontro de alguns encaminhamentos que objetivam que a modelagem esteja presente nas escolas de Educação Básica e, com isso, contribuir para que estudantes e professores possam fazer uma leitura de mundo também a partir de instrumentais próprios da Matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Enfoques de las matemáticas escolares > Instrumental
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:30437
Depositado Por:Monitor Funes 7
Depositado En:05 Ago 2022 14:12
Fecha de Modificación Más Reciente:05 Ago 2022 14:12
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario