As transmissões duplas dos livros-texto de Lacroix e Legendre no século XIX: o caso da colômbia e da Venezuela
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Assis, Carlos Antonio
Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar as transmissões dos livros-texto de Lacroix e Legendre para a Colômbia e para a Venezuela durante o século XIX. Nesta análise, destacamos os diferentes papéis educacionais exercidos pelos livros nos respectivos países. Para isso, mobilizamos metodologicamente os conceitos de transmissão (Schubring, 1999) e o da análise histórica de livros de matemática (Schubring, 1987, 2003). Analisamos, primeiramente, como os livros-texto de Lacroix e Legendre foram transmitidos para a Espanha e, segundamente, para a Colômbia e para a Venezuela. Destacamos o processo ativo dos pólos receptores dos livros-texto. Nas considerações finais, apresentamos algumas reflexões sobre a natureza dos processos de transmissão, mostrando as semelhanças e diferenças entre a Colômbia e a Venezuela.
Fecha
2021
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Evolución histórica de conceptos | Historia de la Educación Matemática | Libros de texto | Otro (fundamentos)
Enfoque
Nivel educativo
Educación media, bachillerato, secundaria superior (16 a 18 años) | Educación primaria, escuela elemental (6 a 12 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Referencias
Albis-González, V. (1977). Latin-American translation of Legendre’s “Éléments de Géométrie”. Historia Mathematica, 4(3), 339-340. Ausejo, E. (2014). Mathematics Education in Spain and Portugal. In: Karp A., Schubring G. (eds) Handbook on the History of Mathematics Education. Springer, New York, NY. Beyer, W. (2006). Algunos libros de Aritmética usados en Venezuela en el período 1826- 1912. Revista de Pedagogía 27(78), 71-110. Beyer, W. (2015). Un paseo histórico por la educación matemática venezolana: una visión a través de los textos escolares. Revista de História da Educação Matemática, 1(1), 32-49. Beyer, W. (2016). La influencia de Sylvestre-François Lacroix en la matemática venezolana decimonónica. Revista de História da Educação Matemática, 2(3), 229- 255. Beyer, W. (2017). La influencia francesa en la matemática de la Venezuela decimonónica: Una primera aproximación. Comunicación. II Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe (CEMACYC). Cali, Colombia. Beyer, W. (2020). Ediciones y traducciones venezolanas de los Éléments de Geométrie de Legendre. Un preámbulo para el estudio de su impacto en Venezuela. RECME - Revista Colombiana De Matemática Educativa, 5(1), 25-41. Domingues, J. (2008). Lacroix and the calculus. Basel:Birkhauser Verlag. Carvalho, J. B. P. (2014). Mathematics Education in Spain and Portugal. In: Karp A., Schubring G. (eds) Handbook on the History of Mathematics Education. Springer, New York, NY. Lacroix, S.-F. (1803). Éléments d’Algèbre. Troisième édition, revue et corrigée. Paris:Courcier, an XI = 1803. Lacroix, S.-F. Lacroix, (1807–1808). Curso completo elemental de Matemáticas puras. Vols 4. Madrid: Imprenta Real Legendre, A.-M. (1794). Éléments de géométrie. Paris: Imprimérie..., an II (= 1794) Legendre, A.-M. (1794). Éléments de géométrie, avec notes. Paris: Firmin Didot. Legendre, A.-M. (1802). Éléments de géométrie, avec notes. Paris: Firmin Didot. Legendre, A.-M. (1807). Elementos de Geometria: con notas; traducidos al castellano por don Antonio Gilleman. Madrid: Imprenta de Repulles. Legendre, A.-M. (1849). Éléments de géométrie, avec additions et modifications, par M. A. Blanchet, deuxième édition, suivie de la quinzième édition, Paris: Firmin Didot, 1849. Legendre, A.-M. (1866). Elementos de geometría. Con adiciones i modificaciones por M.A. Blanchet. Traducidos de la 10a edición de París por Luis M. Lleras. Bogotá: Imprenta de Gaitán. Legendre, A.-M. (1879). Elementos de Geometria. Con Notas. Traducidos de la 15ª Traducción revisada por el Dr. Jesús Muñoz Tébar–Ingeniero. Caracas: Alfred Rothe. Oliveira, C. A. A. & Schubring, G. (2020). Enseñanza de matemáticas en Colombia y Venezuela en el siglo XIX: un estudio de caso del concepto de transmisión de idea. In: Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 5, Bogotá. Anais de Congresso, 110-123. Oliveira, C. A. A. & Schubring, G. (2021). A transmissão da geometria de Legendre: os casos da Colômbia e da Venezuela. In: XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Anais...Uberaba(MG) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Sánchez, C. H. & Albis-González, V. (2012). Historia de La enseñanza de las Matemáticas en Colombia: De Mutis al siglo XIX. Revista Quipu, 14(1), 109-157. Schubring, G. (1987). On the Methodology of Analysing Historical Textbooks: Lacroix as Textbook Author. For the Learning of Mathematics, 7(3), 41-51. Schubring, G. (1989). Theoretical Categories for investigations in the Social History of Mathematics Education and Some Characteristic Patterns. Mathematics, Education, and Society. 35, 6-8. Schubring, G. (1999). O Primeiro Movimento Internacional de Reforma Curricular em Matemática e o papel da Alemanha: um estudo de caso na transmissão de conteúdo. Revista Zetetiké, 7(1), 29-50. Schubring, G. (2003). Análise histórica de livros de matemática. São Paulo: Editora Autores Associados. Schubring, G. (2005). Conflicts between Generalization, Rigor and Intuition. Number Concepts Underlying the Development of Analysis in 17th-19th Century France and Germany. Sources and Studies in the History of Mathematics and Physical Sciences. New York: Springer. Schubring, G. (2006). Researching into the History of Teaching and Learning Mathematics: the State of the Art. Paedagogica Historica, 42(4-5), 665–677. Schubring, G. (2009). A origem da geometria de Legendre e o seu impacto internacional. In: Luis Carlos Guimarães (Org.). Elementos de Geometria (pp. 353-384). Rio de Janeiro, RJ: LIMC. Schubring, G. (2019). O que é e ao que serve a Hermenêutica?. Jornal Internacional de Estudos em Matemática, 11(2), 194-200.