Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Levantamento das produções acerca do uso da Gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática: um olhar para a formação de professores que ensinam Matemática

Martins, Amanda Cristina; Tinti, Douglas da Silva (2022). Levantamento das produções acerca do uso da Gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática: um olhar para a formação de professores que ensinam Matemática. Educação Matemática Em Revista, 27(77), pp. 84-105 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

764Kb

URL Oficial: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/...

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar um levantamento e análise das produções acerca do uso da Gamificação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e suas potencialidades em educação, mais especificamente aquelas que são voltadas para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, apresentamos uma discussão acerca das Metodologias Ativas e da Gamificação, bem como sua utilização no cenário educacional, destacando as principais características dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O levantamento foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) considerando as palavras-chave “Gamificação” AND “Matemática” e “Gamificação AND Matemática”, com o intuito de direcionar a busca por referências favoráveis ao estudo proposto. Foram identificados 44 estudos realizados no período de 2013 a 2021, dos quais analisamos as contribuições que as cinco pesquisas encontradas que tratam da Gamificação na perspectiva da formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática trazem. Foram analisados a filiação da produção, os objetivos, os referenciais teóricos, os sujeitos das pesquisas, as perspectivas metodológicas e os elementos de jogos utilizados. Após a leitura das pesquisas, agrupamos as principais informações em tabelas, o que nos possibilitou a criação de quadros que deram suporte à interpretação dos resultados. Em linhas conclusivas, o levantamento aqui apresentado permite uma série de discussões e reflexões, sendo uma delas a necessidade de mais estudos que foquem no uso da Gamificação na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Otro (tipos de estudio)
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > _Otro (investigación e innovación en Educación Matemática)
05. Profesor > Formación de profesores
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:31736
Depositado Por:Valeria Maestre
Depositado En:20 May 2023 20:05
Fecha de Modificación Más Reciente:20 May 2023 20:05
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario