Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A prática construcionista e o pensamento computacional como estratégias para manifestações do pensamento algébrico

Duda, Rodrigo; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; Silva, Sani de Carvalho Rutz da (2019). A prática construcionista e o pensamento computacional como estratégias para manifestações do pensamento algébrico. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática , 10(4), pp. 39-55 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

346Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

Nesse artigo é abordada a viabilidade da combinação de estratégias referentes ao construcionismo e pensamento computacional para promoção da educação algébrica. Com base em referencial teórico sobre essas vertentes teóricas, discute-se sobre como ambientes de aprendizagem que contemplem a resolução de problemas matemáticos na perspectiva construcionista podem favorecer a explicitação de aspectos necessários para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Por fim, aborda-se como o uso de uma plataforma de programação visual pode auxiliar nesse processo. O cenário exposto permite perspectivar que atividades educativas que contemplam o desenvolvimento de aplicativos de execução de cálculos com a ferramenta App Inventor estimulam a manifestação do pensamento algébrico, justificado pelo fato de contemplar abstração, uso de linguagem simbólica e protagonismo discente de forma combinada.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
13. Matemáticas escolares > Álgebra > _Otro (álgebra)
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:31831
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:23 May 2023 09:48
Fecha de Modificación Más Reciente:23 May 2023 09:48
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario