Duda, Rodrigo; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; Silva, Sani de Carvalho Rutz da (2019). A prática construcionista e o pensamento computacional como estratégias para manifestações do pensamento algébrico. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática , 10(4), pp. 39-55 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 346Kb |
URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...
Resumen
Nesse artigo é abordada a viabilidade da combinação de estratégias referentes ao construcionismo e pensamento computacional para promoção da educação algébrica. Com base em referencial teórico sobre essas vertentes teóricas, discute-se sobre como ambientes de aprendizagem que contemplem a resolução de problemas matemáticos na perspectiva construcionista podem favorecer a explicitação de aspectos necessários para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Por fim, aborda-se como o uso de uma plataforma de programação visual pode auxiliar nesse processo. O cenário exposto permite perspectivar que atividades educativas que contemplam o desenvolvimento de aplicativos de execução de cálculos com a ferramenta App Inventor estimulam a manifestação do pensamento algébrico, justificado pelo fato de contemplar abstração, uso de linguagem simbólica e protagonismo discente de forma combinada.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 13. Matemáticas escolares > Álgebra > _Otro (álgebra) 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 31831 |
Depositado Por: | Maritza Ruth Buitrago |
Depositado En: | 23 May 2023 09:48 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 23 May 2023 09:48 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento