Construção de cenários animados por alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação como atividade matemática
Tipo de documento
Lista de autores
Padilha-dos-Santos, Luan y Basniak, Maria Ivete
Resumen
A concepção de aprendizagem de Matemática dos alunos está arraigada ao tradicionalismo. A utilização de softwares, em especial o GeoGebra, tem sido uma forma de quebrar paradigmas da sala de aula, provocando a formulação de conjecturas pelos alunos e, consequentemente, sua validação. Nesse sentido, este estudo apoiou-se nas pesquisas sobre a natureza da Matemática de Ponte et al. (1997), que permitiu refletir sobre o que é um bom ensino da Matemática a partir da compreensão do que é Matemática. Logo, este trabalho teve por objetivo investigar as características que conferem, a construções de cenários animados por alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação, o status de atividade Matemática. Para tanto, o trabalho assume pressupostos metodológicos de investigação e pesquisa Design-Based Research (DBR), uma recente e inovadora abordagem de investigação que agrega as vantagens das metodologias qualitativas e quantitativas. O episódio analisado permitiu verificar que o aluno formulou e verificou hipóteses quando alterou os valores dos coeficientes da função do primeiro grau para determinar a inclinação da reta e para posicioná-la onde deveria interceptar a função quadrática, sendo esta uma das características que conferem à construção dos cenários animados o status de atividade Matemática.
Fecha
2021
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Comprensión | Otro (procesos cognitivos) | Reflexión sobre la enseñanza | Software | Talento matemático
Enfoque
Nivel educativo
Educación media, bachillerato, secundaria superior (16 a 18 años) | Educación primaria, escuela elemental (6 a 12 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
12
Número
3
Rango páginas (artículo)
1-20
Referencias
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