Investigando teoremas em ação mobilizados por alunos diante do game calculator em cenários inclusivos
Tipo de documento
Lista de autores
Morais, Tula Maria Rocha y Salgado, Talita Faustino Araújo Alvarez
Resumen
A presente proposta tem por objetivo investigar os esquemas de pensamento mobilizados por alunos “eficientemente diferentes” do 7º ano de uma escola de Belo Horizonte, diante do jogo Calculator The Game Simple Machine. Utilizou-se como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) para identificação dos teoremas e conceitos em ação; as pesquisas de Fernandes e Healy (2015) sobre cenários inclusivos e o uso do termo alunos “eficientemente diferentes”. O trabalho desenvolvido procurou atender às diretrizes das metodologias ativas, por meio do Ensino Híbrido e da Gamificação. Foi realizada uma sequência didática, por um período de cinco semanas envolvendo 19 alunos em dupla. Os resultados revelaram que os registros escritos e orais explicitaram teoremas e conceitos em ação mobilizados pelo grupo, indicando a necessidade de se promover um número diversificado de situações em cenários inclusivos, envolvendo prioridades, propriedades operatórias e os sinais de associação do conjunto dos inteiros.
Fecha
2019
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Calculadoras | Materiales manipulativos | Operaciones aritméticas | Reflexión sobre la enseñanza | Talento matemático
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Referencias
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