Um relato de experiência a partir do PIBID-IFTO Campus Palmas
Tipo de documento
Lista de autores
Maldaner, Jair José y Arrais, Warles Ferreira
Resumen
Este texto visa relatar uma experiência com o uso do jogo Tangram no ensino da matemática do ensino médio. O Tangram é um tabuleiro chinês milenar que tem como objetivo mostrar um método divertido de estudar figuras geométricas planas básicas, estudo de áreas, soma das arestas e junção de figuras formando outras figuras geométricas. Neste trabalho o Tangram foi utilizado como metodologia alternativa para o ensino da matemática no ensino médio objetivando desenvolver o raciocínio lógico mostrando aos alunos as figuras básicas da geometria plana; estimular a participação do aluno em atividades conjuntas e fortalecer a necessidade e importância de se trabalhar em grupo. Após a realização da metodologia constatou-se que quase 90% dos alunos conseguiram concluir com êxito as atividades relacionadas ao conteúdo de geometria plana propostas com o Tangram.
Fecha
2017
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Competencias | Formas geométricas | Gestión de aula | Materiales manipulativos
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Título libro actas
Lista de editores (actas)
FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
104-109
ISBN (actas)
Referencias
Lima, Marilene. (2007) Matemática lúdica: O uso do Tangram. Disponível em acesso em 10 mai. 2011. Miranda, Nicanor. (1989) 200 Jogos Infantis. 14°. edição. Rio de Janeiro: Editora Italiana Limitada. Piaget, Jean. (1998). Psicologia e pedagogia. 9º edição. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária. Site Educador acesso em 15 mai. 2011.
Proyectos
Cantidad de páginas
6