Dias, Cristiane de Fatima Budek; Pereira, Caroline Subirá; Silva, Giane Correia; Gonçalves, Felipe Antonio Machado Fagundes; Santos, Guataçara (2017). Educação estatística e as questões do exame nacional do ensino médio 2016: reflexões sobre o enfoque ciência tecnologia e sociedade. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 51, pp. 126-139 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 171Kb |
Resumen
Este artigo tem como objetivo geral analisar questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil, aplicado no ano de 2016, buscando identificar os níveis de reflexões referentes ao enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS), presentes nas questões que tratam dos conhecimentos probabilísticos e estatísticos. A análise segue o método da Análise de Conteúdo. As categorias de classificação das questões estão de acordo com as elaboradas por Pereira, Dias, Silveira e Santos Junior (2016). Os resultados apontam que os conhecimentos probabilísticos e estatísticos podem ser facilitados com as discussões envolvendo o enfoque CTS, porém o ENEM ainda é superficial nessas reflexões.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio Comparativo 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Análisis didáctico 08. Evaluación > Funciones de la evaluación 13. Matemáticas escolares > Estadística 08. Evaluación > Instrumentos de evaluación 13. Matemáticas escolares > Probabilidad |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 17153 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 08 Ago 2020 23:54 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 08 Ago 2020 23:54 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento