Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

PNAIC matemática e a prática pedagógica na perspectiva do professor alfabetizador

Santos, Sirlene de Jesus (2017). PNAIC matemática e a prática pedagógica na perspectiva do professor alfabetizador. En FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 205-213). Madrid, España: FESPM.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

191Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou identificar desafios e contribuições da política brasileira de formação de professores alfabetizadores - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC Matemática - para a prática pedagógica. Os dados foram obtidos por entrevista semi-estruturada com dezoito professoras do Ciclo I do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Curitiba – PR e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Tem o objetivo de apresentar o que professores participantes entendem como prática e discutir este conceito de forma mais ampla no que se refere à ação pedagógica dos alfabetizadores participantes do PNAIC - Matemática. Para fundamentação e suporte teórico, conta com contribuições de: Brito (2006), Pimenta (1999, 2014) Tardif (2000), Mizukami (2002), Nóvoa (1992); entre outros. Os resultados apontam para uma concepção instrumental de prática, ora como oposição à teoria, ora como atividades aplicáveis. Evidenciam que a consciência das diferentes dimensões que envolvem a prática depende da reflexão que o professor realiza sobre seus saberes no desenvolvimento de seu trabalho.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas
01. Sistema educativo > Política educativa
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:20862
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:15 Jul 2020 11:11
Fecha de Modificación Más Reciente:15 Jul 2020 11:11
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario