Santos, Sirlene de Jesus (2017). PNAIC matemática e a prática pedagógica na perspectiva do professor alfabetizador. En FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 205-213). Madrid, España: FESPM.
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 191Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou identificar desafios e contribuições da política brasileira de formação de professores alfabetizadores - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC Matemática - para a prática pedagógica. Os dados foram obtidos por entrevista semi-estruturada com dezoito professoras do Ciclo I do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Curitiba – PR e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Tem o objetivo de apresentar o que professores participantes entendem como prática e discutir este conceito de forma mais ampla no que se refere à ação pedagógica dos alfabetizadores participantes do PNAIC - Matemática. Para fundamentação e suporte teórico, conta com contribuições de: Brito (2006), Pimenta (1999, 2014) Tardif (2000), Mizukami (2002), Nóvoa (1992); entre outros. Os resultados apontam para uma concepção instrumental de prática, ora como oposição à teoria, ora como atividades aplicáveis. Evidenciam que a consciência das diferentes dimensões que envolvem a prática depende da reflexão que o professor realiza sobre seus saberes no desenvolvimento de seu trabalho.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas 01. Sistema educativo > Política educativa 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 20862 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 15 Jul 2020 11:11 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 15 Jul 2020 11:11 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento