Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A educação matemática entre reflexão e prática

Matos, José Manuel (2017). A educação matemática entre reflexão e prática. En FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 152-158). Madrid, España: FESPM.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

290Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

A Educação Matemática é simultaneamente uma área de estudo e de prática e a forma de articular estas duas vertentes atravessa todo o percurso da constituição deste campo. Esta conferência procura mapear os distintos modos como desde a fundação da Commission Internationale de l’Enseignement Mathématique (CIEM ou ICMI) até aos nossos dias a intervenção sobre os problemas relacionados com o ensino e aprendizagem da matemática tem entendido a relação entre a prática e a reflexão sobre essa prática. Os problemas relacionados com o ensino e aprendizagem da matemática requerem simultaneamente uma atenção à prática, mas também uma reflexão sobre essa prática. A Educação Matemática, o campo que se dedica ao estudo e à intervenção nos problemas relacionados com o ensino e a aprendizagem da matemática, é hoje pois simultaneamente um espaço de estudo e de prática e é fundamental encontrar formas de articular estas duas vertentes. Esta conferência procura mapear os distintos modos como desde a fundação da Commission Internationale de l’Enseignement Mathématique (CIEM ou ICMI) até aos nossos dias a intervenção sobre os problemas relacionados com o ensino e aprendizagem da matemática tem entendido a relação entre a prática e a reflexão sobre essa prática.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
05. Profesor > El papel del profesor
05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:21325
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:14 Jul 2020 09:54
Fecha de Modificación Más Reciente:14 Jul 2020 09:54
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario