Fiorentini, Dario (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 3(1), pp. 1-38 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 3351Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
Este artigo pretende descrever alguns modos, historicamente produzidos, de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. As categorias descritivas utilizadas neste estudo foram: a concepção de Matemática; a concepção do modo como se processa a obtenção/produção do conhecimento matemático; os fins e os valores atribuídos ao ensino da Matemática; as concepções de ensino e de aprendizagem; a cosmovisão subjacente; a relação professor-aluno e a perspectiva de estudo/pesquisa visando à melhoria do ensino da matemática. Com base nessas categorias identificamos e descrevemos seis tendências: a formalista clássica; a empírico-ativista; a formalista modera tecnicista e suas variações; a construtivistas e a sócioetnoculturalista.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 03. Aula > Relaciones interpersonales > Profesor-estudiantes 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática > Prácticas socioculturales 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Constructivismo simple |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 23891 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 23 Jun 2022 18:58 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 23 Jun 2022 18:58 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento