Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil

Fiorentini, Dario (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 3(1), pp. 1-38 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

3351Kb

URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...

Resumen

Este artigo pretende descrever alguns modos, historicamente produzidos, de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. As categorias descritivas utilizadas neste estudo foram: a concepção de Matemática; a concepção do modo como se processa a obtenção/produção do conhecimento matemático; os fins e os valores atribuídos ao ensino da Matemática; as concepções de ensino e de aprendizagem; a cosmovisão subjacente; a relação professor-aluno e a perspectiva de estudo/pesquisa visando à melhoria do ensino da matemática. Com base nessas categorias identificamos e descrevemos seis tendências: a formalista clássica; a empírico-ativista; a formalista modera tecnicista e suas variações; a construtivistas e a sócioetnoculturalista.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:03. Aula > Relaciones interpersonales > Profesor-estudiantes
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática > Prácticas socioculturales
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Constructivismo simple
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:23891
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:23 Jun 2022 18:58
Fecha de Modificación Más Reciente:23 Jun 2022 18:58
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario