Tambarussi, Carla Melli; Klüber, Tiago Emanuel (2014). Focos da pesquisa stricto sensu em modelagem matemática na educação matemática brasileira: considerações e reflexões. Educação Matemática Pesquisa, 16(1), pp. 209-225 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 412Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Esse trabalho, por intermédio de uma pesquisa denominada “Estado da Arte”, evidenciou num primeiro momento os focos das dissertações e teses de Modelagem Matemática na perspectiva da educação matemática de 1989 a 2011. Para o levantamento das pesquisas utilizamo-nos do Banco de Teses da CAPEs e detectamos setenta e seis trabalhos a partir dos termos “Modelagem Matemática” e “Educação Matemática”, os quais foram analisados e categorizados, segundo as suas próprias informações. Num segundo momento, no sentido de transcender o trabalho inicial de cunho mais descritivo, estabelecemos a seguinte interrogação: O que revelam os focos das pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática? Buscando responder a este questionamento, ao longo do artigo, discutimos as seis categorias nas quais os focos das pesquisas ficaram organizados à luz da teoria existente acerca do tema.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 25081 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 15 Jul 2022 19:37 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 15 Jul 2022 19:37 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento