Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de matemática

Silva, Marisa da; Saito, Fumikazu (2014). Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de matemática. Educação Matemática Pesquisa, 16(4), pp. 1227-1253 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

1128Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Neste artigo apresentam-se resultados preliminares do estudo de um instrumento denominado "setor trigonal", descrito por John Chatfeild em seu tratado intitulado The Trigonall Sector, publicado em 1650, contemplando algumas potencialidades didáticas, principalmente para o ensino de geometria. O instrumento permite aos estudantes explorar diferentes propriedades de triângulos a partir de seus ângulos. A hipótese que daí se levantou é que a operacionalidade com o instrumento associada com uma organização de ensino – com base na articulação entre o contexto dos conceitos matemáticos que aparecem no documento e o movimento do pensamento, aliado a formação desses conceitos – pode conduzir o estudante de modo profícuo ao processo de análise e síntese, necessário à formação conceitual.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría)
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Preparación de clases
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:25904
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:14 Jul 2022 21:06
Fecha de Modificación Más Reciente:14 Jul 2022 21:06
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario