Cantarelli, Marizete Marconato; Barlette, Vania Elisabeth (2003). Explorando a proporcionalidade no laboratorio de ensino. Educação Matemática Em Revista, 10(14), pp. 29-34 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 1444Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
Através de experimentos simples de laboratório envolvendo medição e análise, são estudadas relações proporcionais entre grandezas. Foram utilizadas figuras geométricas de diferentes tamanhos e diferentes materiais, na forma de quadrados e círculos, para estabelecer relações matemáticas entre medidas experimentais de peso e um parâmetro geométrico da figura, tal como área, lado e raio. As constantes de proporcionalidade são obtidas através de ajuste linear de mínimos quadrados aos pontos experimentais. Procurou-se enfatizar a importância do conceito de proporcionalidade na construção de modelos matemáticos, a partir do reconhecimento de padrões apresentados pelos dados experimentais.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Razón y proporcionalidad 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Gráfico 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 27177 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 08 Sep 2022 16:27 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 04 May 2023 16:16 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento