Saiani, Cláudio Fernando (2003). Um enfoque neuropsicológico para a matemática. Educação Matemática Em Revista, 10(13), pp. 49-59 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 3629Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
Resumindo e comentando a obra The Number Sense: how the mind creates mathematics, inédita no Brasil, o artigo procura por possíveis consequências para a prática docente, a partir das pesquisas relacionadas com aquilo que poderia ser chamado de fundamentação biológica para a Matemática. Seguindo o trajeto proposto pela obra, passa pelos seguintes temas: a matemática dos bebês, a matemática do cérebro e consequências para a educação matemática, detendo-se mais demoradamente nesse último tópico. Localiza nos animais e nos bebês uma espécie de sendo numérico inato, mais relacionado com uma percepção imediata do que com a contagem. Procura, por meio de técnicas utilizadas em medicina, mapear os circuitos cerebrais utilizados no cálculo mental, e discute a existência de um possível dom biológico para a matemática.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Cálculo mental 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > _Otro (teorías de aprendizaje) |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 27199 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 07 Sep 2022 22:06 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 04 May 2023 16:01 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento