Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Um enfoque neuropsicológico para a matemática

Saiani, Cláudio Fernando (2003). Um enfoque neuropsicológico para a matemática. Educação Matemática Em Revista, 10(13), pp. 49-59 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

3629Kb

URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...

Resumen

Resumindo e comentando a obra The Number Sense: how the mind creates mathematics, inédita no Brasil, o artigo procura por possíveis consequências para a prática docente, a partir das pesquisas relacionadas com aquilo que poderia ser chamado de fundamentação biológica para a Matemática. Seguindo o trajeto proposto pela obra, passa pelos seguintes temas: a matemática dos bebês, a matemática do cérebro e consequências para a educação matemática, detendo-se mais demoradamente nesse último tópico. Localiza nos animais e nos bebês uma espécie de sendo numérico inato, mais relacionado com uma percepção imediata do que com a contagem. Procura, por meio de técnicas utilizadas em medicina, mapear os circuitos cerebrais utilizados no cálculo mental, e discute a existência de um possível dom biológico para a matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Cálculo mental
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > _Otro (teorías de aprendizaje)
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:27199
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:07 Sep 2022 22:06
Fecha de Modificación Más Reciente:04 May 2023 16:01
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario