Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Caminhos do significado em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre os interpretantes

Pessoa, Karina Alessandra; Werle, Lourdes (2015). Caminhos do significado em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre os interpretantes. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 29(52), pp. 568-592 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

821Kb

URL Oficial: https://www.scielo.br/j/bolema/

Resumen

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa na qual investigamos evidências de atribuição de significado em atividades de modelagem matemática. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da modelagem matemática e na semiótica Peirceana com foco na teoria dos interpretantes. A busca por evidências relacionadas à atribuição de significado é permeada pela análise dos interpretantes produzidos por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Matemática no decorrer de etapas associadas ao desenvolvimento de atividades de modelagem. Por meio de tais interpretantes inferimos sobre a atribuição de significado para o problema e para a Matemática durante o desenvolvimento da atividade de modelagem analisada, traçando caminhos do significado.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > R-S > Significado
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:27775
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:15 Jul 2022 02:54
Fecha de Modificación Más Reciente:15 Jul 2022 02:54
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario