Richit, Luiz Augusto; Pasa, Bárbara Cristina; Moretti, Méricles Thadeu (2015). Análise do processo de aprendizagem de geometria de estudantes do programa de iniciação científica: perspectivas a partir da teoria dos registros semióticos. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 17(3), pp. 651-671 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 360Kb |
URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta
Resumen
O Programa de Iniciação Científica Jr. – PIC, que detalharemos neste artigo, é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA aos estudantes que receberam medalha e/ ou menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública. Entre os objetivos deste programa está o despertar a vocação científica do estudante por meio de sua participação em atividades de pesquisa ou tecnologia e estimular a criatividade através do contato com problemas interessantes da Matemática. É com base em atividades realizadas no PIC2012, desenvolvido em 2013, com estudantes do polo de Erechim, RS, que propomos algumas reflexões, acerca da aprendizagem da Geometria à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Para tanto, o artigo está organizado de forma que explicita o programa, aborda aspectos fundamentais da teoria que embasa a análise e, por fim, com um caráter investigativo e tomando por base a produção matemática dos estudantes, são realizadas reflexões sobre as formas de aquisição de conceitos matemáticos e os diferentes graus de domínio matemático em relação à utilização de diferentes registros de representação.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Otro (sistemas de representación) 13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría) 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > _Otro (investigación e innovación en Educación Matemática) |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 28264 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 17 Jun 2022 22:04 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Jun 2022 22:04 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento