Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Modelagem matemática no ensino, complexidade e saberes necessários à educação do futuro

Levy, Lênio Fernandes; Santo, Adílson Oliveira do Espírito (2011). Modelagem matemática no ensino, complexidade e saberes necessários à educação do futuro. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 19(1), pp. 165-177 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

146Kb

URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...

Resumen

No presente artigo, discorremos acerca da possibilidade de um trabalho em que se conjuguem modelagem matemática no ensino e epistemologia da complexidade. Apresentamos alguns princípios do paradigma complexo “Moriniano”, em seguida aos quais argumentamos em prol da ampliação conceitual da “modelagem matemática no ensino”, a fim de que esta seja considerada sob a ótica da teoria da complexidade, em especial na perspectiva dos “sete saberes Morinianos necessários à educação do futuro”.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:28766
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:11 Jun 2022 17:18
Fecha de Modificación Más Reciente:11 Jun 2022 17:18
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario