Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)

Fernandes, Andréia (2017). Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920). Revista de História da Educação Matemática, 3(1), pp. 196-211 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

966Kb

URL Oficial: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT

Resumen

Este texto tem como objetivo observar de que maneira os diferentes métodos, analítico e sintético permeavam as orientações de como os professores deveriam ensinar problemas aritméticos. Para tal feito utilizaremos os artigos das revistas pedagógicas paulistas da década de 1920 e um caderno de problemas de 1937. A fim de guiar nosso olhar utilizaremos como pressupostos teórico- metodológicos os conceitos advindos da História Cultural como representação e apropriação (Chartier, 2010) e cultura escolar (Julia, 2001). Observou-se que o método sintético e o analítico que estavam presentes nas discussões sobre melhor maneira de alfabetizar também estavam presentes nas orientações para o ensino de aritmética na escola primária e que os discursos eram utilizados como forma de legitimar o poder de determinado grupo. Ao analisar o caderno de problemas de 1937 verificamos que os problemas aritméticos são utilizados para ensinar um conteúdo escolar.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28947
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:13 Jun 2022 20:39
Fecha de Modificación Más Reciente:21 Feb 2023 11:18
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario