Livros de matemática na américa espanhola, durante o século XIX
Tipo de documento
Lista de autores
Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de
Resumen
Abordaremos os livros de matemática usados no século XIX, em alguns dos países latino-americanos de colonização espanhola, em vários níveis da escolaridade, visando a despertar o interesse por uma rica área de pesquisa. Mostraremos o papel importante desempenhado por Benito Bails e José Mariano Vallejo e a contribuição independente, praticamente desconhecida, de Indalécio Liévano para a fundamentação dos números reais. O desenvolvimento do trabalho deixa claro, esperamos, as diferenças entre a produção de livros de matemática na América de colonização espanhola e a de colonização portuguesa.
Fecha
2017
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Historia de la Educación Matemática | Libros de texto | Números reales
Enfoque
Nivel educativo
Educación media, bachillerato, secundaria superior (16 a 18 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
25
Número
2
Rango páginas (artículo)
222-239
ISSN
21761744
Referencias
Alcaráz, M. G. G. (2007). Libros de texto para la ensenanza de las matemáticas en México, 1890-1920. Actas del IX Congreso Nacional de Inverstigación Educativa. Mérida, México. Albis-González, V. S., & Sánchez, C. H. (1999). Descripción del curso de cálculo diferencial de Aimé Bergeron en el Colejio Militar. Revista de la Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Fisicas y Naturales (23), 73–79. Arboleda, Luis Carlos. (2002). Los tratados franceses en la enseñanza del análisis en Colombia (1851-1951): Sturm, Humbert y los otros. Revista de la Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, (26), 533-543. Astudillo, M. T. G. (2005). El Compendio de matemáticas de José Mariano Vallejo. Actas del IX SIMPOSIO SEIEM. Córdoba, Argentina. Ausejo, E., & Hormigón, M. (1999). Mathematics for independence: From Spanish liberal exile to the young American republics. Historia mathematica, (26), 314-326. Beyer, W. O. (2006). Algunos libros de aritmética usados en Venezuela en el período 1826-1912. Revista de Pedagogia, Caracas, 27(78), 71-110. Beyer, W. O. (2009). Catecismos y matemáticas: confluencia de corrientes de pensamiento. Paradígma [online], 30(1), 117-150. [Retirado em 14 de outubro de 2012]. Beyer, W. O. (2015). Um paseo histórico por La educación matemática venezolana: uma visión a través de lós textos escolares. In M. Chaquiam, I. A. Mendes & W. R. Valente (orgs). Anais do III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática. Belém, PA. Blake, A. V. A. S. (1893, 1969). Diccionario Bibliographico Brazileiro, (vol. 2). Rio de Janeiro. Liechttenstein: Kraus Reprint. Burdick, B. S. (2009). Mathematical works printed in the Americas, 1554-1700. Baltimore, MD: The Johns Hopkins University Press. Campbell, M. V. (1959). Education in Chile, 1810-1840. Journal of Inter-American studies, 1(3), 353-375. Carvalho, J. B. P. F. (2015). From Lancaster to Pestalozzi – changing views of mathematics education in Latin Americda during the nineteenth century. In K. Bjarnadottir,F. Furinghetti, J. Prytz, & G. Schubring (Eds.) Proceedings of the III international congress on the history of mathematics education. Uppsala: Uppsala Universitet. Frieiro, E. (1957). O diabo na livraria do cônego. Belo Horizonte, MG: Itatiaia. Garcia, V. A. L. (1998). História de los inicios de la enseñanza del cálculo infinitesimal en México. Revista Latinoamericana de investigación en matemática educativa, 1(2), 29-50. Garma Pons, S. (1973). Las matematicas en España en los principios del siglo XIX. Revista de Occidente, (118), 105-114. Gentil Baldrich, J. M. (1999). Nuevos datos sobre la vida y la obra de José Mariano Vallejo y Ortega. Llull, 22(44), 381-404. Hallewell, L. (1982). Books in Brazil: a history of the publishing trade. N. J. Metuchen: The Scarecrow Press. Hallewell, L. (2005). O livro no Brasil. São Paulo, SP: EdUSP.. Labarca, A. (1939). História de la enseñanza en Chile. Santiago: Imprenta Universitária. Maldonado, J. P. C. (1999). La influencia cultural francesa en la educación chilena, 1840-. Santiago, Chile: Ediciones Universidad Católica Cardenal Raúl Silva Henríquez (Serie Investigación, 17). Marcelin, J. (2001). Là où finit la terre: Lozier, un Français au Chili. Paris: Éditions des écrivains. Martínez, M. M. (s/d). Ilustración y reforma. La biblioteca de Francisco de Saavedra, segundo indendente de Caracas. Retirado em 12 de junho de 2015 de: http://dspace.uah.es/dspace/bitstream/handle/10017/5783/Ilustraci%C3%B3n%20y%20Reforma.%20La%20Biblioteca%20de%20Francisco%20de%20Saavedra,%20Segundo%20Intendente%20de%20Caracas.pdf?sequence=1. Moctezuma, L. M. (s/d). Los libros de texto en el tiempo. Retirado em 12 de junho de 2012 de: http://biblioweb.tic.unam.mx/diccionario/htm/articulos/sec_29.htm. Palacio, P. N. (1983). Estudo critico de Benito Bails, De la arquitectura civil, tomo primero. Múrcia: Colegio oficial de aparejadores y arquitectos técnicos de Múrcia. Perez, C. H., & Sánchez, J. M. (1990). José Mariano Vallejo: notas para uma biografia científica. Llull, (13), 427-446. Ruíz, A. (1995). Historia de las matemáticas en Costa Rica. Una introducción. San José, Costa Rica: Editorial de la Universidade de Costa Rica. Sánchez, C. H. (1999). Matemáticas en Colombia en el siglo XIX. LLull, (22), 687-705. Sánchez, C. H., & Albis, V. (2012). Historia de La enseñanza de las matemáticas en Colombia: De Mutis al siglo XXI. Quipu 14(1), 109-157. Schubring, G. (2003). Análise histórica de livros de matemática. Campinas, SP: Autores associados. Silva, C. M. S.. (2009). O livro didático mais popular de Leonhard Euler e sua repercussão no Brasil. Revista Brasileira de História da Matemática (RBHMAT), 9(17), 33-52. Silva, M. B. N. (1981). Cultura no Brasil colônia. Petrópolis, RJ: Vozes. Smith, D. E. (1921). The sumário compendioso of brother Juan Diez. Boston: Ginn and Company. Soares, F. S. (2011). Professores-autores de compêndios de matemática no século XIX. Anais do XII CIAEM-IACM. Recife, Brasil. Soubeyroux, J. (1995). El real seminario de nobles de Madrid y la formacion de las élites en el siglo XVIII. Bulletin Hispanique, 97(1), 201-212. Valente, W. R. (2008). Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, 16(30), 139-162.