Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Saberes docentes do professor de matemática no contexto da eja à luz da concepção freireana

Medrado, Jackelyne; Civardi, Jaqueline (2017). Saberes docentes do professor de matemática no contexto da eja à luz da concepção freireana. Revista Paranaense de Educação Matemática, 6(11), pp. 76-96 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

406Kb

URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar os saberes mobilizados por um professor de matemática, atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando a seguinte problemática: quais são os saberes do professor de matemática constituídos em sua prática docente na EJA, tomando por base as concepções de Freire para a formação de um professor progressista? Essa questão nos remeteu a um estudo de caso, com um professor de matemática recém-formado, para o qual utilizamos observação, questionário, entrevista semiestruturada e narrativa, além da análise documental. Para a análise, utilizamos a triangulação dos dados. Ela nos possibilitou identificar um movimento dialético entre os saberes e as ações do docente, que mostra como o professor é um sujeito condicionado e inacabado, categorias estas reveladas por suas práticas docentes, ora marcadas por fazeres tradicionais, ora marcadas por saberes docentes progressistas, refletidos em suas atitudes e identidade profissional.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Encuestas
05. Profesor > El papel del profesor
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio de casos
05. Profesor > Desarrollo del profesor
Nivel Educativo:Educación de adultos
Código ID:30080
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:20 Jul 2022 10:17
Fecha de Modificación Más Reciente:20 Jul 2022 10:17
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario