Medrado, Jackelyne; Civardi, Jaqueline (2017). Saberes docentes do professor de matemática no contexto da eja à luz da concepção freireana. Revista Paranaense de Educação Matemática, 6(11), pp. 76-96 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 406Kb |
URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...
Resumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar os saberes mobilizados por um professor de matemática, atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando a seguinte problemática: quais são os saberes do professor de matemática constituídos em sua prática docente na EJA, tomando por base as concepções de Freire para a formação de um professor progressista? Essa questão nos remeteu a um estudo de caso, com um professor de matemática recém-formado, para o qual utilizamos observação, questionário, entrevista semiestruturada e narrativa, além da análise documental. Para a análise, utilizamos a triangulação dos dados. Ela nos possibilitou identificar um movimento dialético entre os saberes e as ações do docente, que mostra como o professor é um sujeito condicionado e inacabado, categorias estas reveladas por suas práticas docentes, ora marcadas por fazeres tradicionais, ora marcadas por saberes docentes progressistas, refletidos em suas atitudes e identidade profissional.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Encuestas 05. Profesor > El papel del profesor 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio de casos 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Educación de adultos |
Código ID: | 30080 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 20 Jul 2022 10:17 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 20 Jul 2022 10:17 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento