Menezes , Fabio; Quintaneiro, Wellerson; Giraldo, Victor (2020). Comunidade de prática de professoras que ensinam matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 5(2), pp. 266-285 .
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 770Kb |
Resumen
Este artigo aborda um coletivo de professoras que surgiu e se mantém na escola em que trabalham. Nosso objetivo é refletir sobre esse coletivo no contexto dos modos de interação entre as membras e como esses se relacionam com seu desenvolvimento profissional. A produção de dados se deu por meio da observação de encontros do grupo e de entrevistas individuais. Nossos resultados indicam a caracterização do grupo como uma Comunidade de Prática, em que as dimensões de identidade e de vulnerabilidade, se relacionam, respectivamente, com os seguintes aspectos de desenvolvimento profissional: reconhecimento da escola como espaço de produção de conhecimento, reflexões sobre saberes de conteúdo matemático para o ensino.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Métodos observacionales 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Otro (formación de profesores) 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 30256 |
Depositado Por: | Monitor Funes 5 |
Depositado En: | 08 Ago 2022 16:50 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 08 Ago 2022 16:50 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento