Chicote, Rosalino; Maulana, Gabriel; Deixa, Geraldo (2022). A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe. Tangram – Revista de Educação Matemática, 5(2), pp. 24-44 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 439Kb |
URL Oficial: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram
Resumen
Objetivo da pesquisa foi caracterizar a base dos argumentos utilizados pelos professores de Matemática para ensinar adição e subtração de números Inteiros na reta numérica. Foi aplicado um questionário online e apenas 4 professores Licenciados em Matemática que possuem 1 à 12 anos de experiência no ensino dos números Inteiros na 8ª classe. Os resultados indicam que o ensino dos números inteiros por via da recta numérica não é permeado por obstáculos epistemológicos. O jogo dos sinais, embora não justificada sua coerencia tem sido uma saída argumentativa para justificar contradições.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas > Adición 13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números enteros 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas > Sustracción |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 31487 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 26 Abr 2023 06:47 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 26 Abr 2023 06:47 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento