Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Modelo geométrico de Van Hiele: estado da arte nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM)

Franco, Graciely; Dias, Marcelo de Oliveira (2020). Modelo geométrico de Van Hiele: estado da arte nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 11(1), pp. 169-188 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

378Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

O artigo visa apresentar resultados de um mapeamento dos trabalhos que discorrem sobre o modelo de Van Hiele, divulgados nos Encontros Nacionais de Educação Matemática realizados neste início século XXI, por ser, este, um dos eventos mais importantes na área e, pela ampla adoção ao modelo desde a década de 80, além de ser, até hoje, o modelo cognitivo mais aceito para pesquisas em geometria. Serão relatadas análises sobre abordagens das pesquisas sobre o modelo, o contexto em que ele está inserido, as similaridades e especificidades entre os trabalhos e verificar o estado da arte, buscando evidenciar lacunas existentes na teoria como, a descoberta de um nível inferior ao primeiro e involução não prevista nos níveis de raciocínio, para discussões em pesquisas futuras visando o aperfeiçoamento sobre a adoção e estrutura do mesmo.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Evolución histórica de conceptos
13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría)
13. Matemáticas escolares > Geometría > Relaciones geométricas
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:31873
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:29 May 2023 07:40
Fecha de Modificación Más Reciente:29 May 2023 07:40
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario