Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Profissionalidade para o ensino de matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932)

Caputo, Débora Rodrigues; Oliveira, Maria Cristina Araújo de (2021). Profissionalidade para o ensino de matemática: o desenho como um saber para ensinar no primário (1925 a 1932). REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 12(5), pp. 1-25 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

620Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

O presente artigo sistematiza resultados de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar historicamente o ensino de desenho no primário no período de 1925 a 1932 a partir do impresso pedagógico Revista do Ensino de Minas Gerais. Problematizou-se o saber desenho em relação à profissionalidade identificada para o seu ensino, que pode ser entendida como um conjunto de saberes para ensinar construídos na relação com os saberes a ensinar. O referencial teórico-metodológico utilizado na pesquisa se situa na História Cultural. Os resultados das análises indicam a existência de uma representação que, por intermédio do desenho, conseguia construir e fixar conceitos, em especial relacionados à matemática. Além disso, ele ora era usado como uma metodologia para a construção de novos conceitos, em especial matemáticos - tais como simetria, proporcionalidade, perspectiva-, ora como recurso pedagógico para concretizar conceitos, expressar aprendizagens ou mesmo fixa-las, sendo uma das etapas na proposta dos centros de interesse de Decroly. Tais usos do desenho faziam dele um elemento importante para a prática docente do professor, um saber para ensinar.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Evolución histórica de conceptos
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Estudios de posgrado
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:32048
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:08 Jun 2023 15:36
Fecha de Modificación Más Reciente:08 Jun 2023 15:36
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario