Processo de construção de conhecimento matemático: algoritmos e jogos digitais
Tipo de documento
Lista de autores
Toledo, Greiton, Ribeiro, José Pedro Machado y Lyra-Silva, Gene Maria Vieira
Resumen
Este trabalho propõe compreender o processo da construção de conhecimento matemático a partir da produção de jogos digitais. Esta iniciativa foi realizada no âmbito do projeto Mattics em uma escola pública da região de Goiânia (GO), norteada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa. A partir do intercruzamento dos materiais empíricos produzidos na pesquisa, buscamos sustentação teórica a partir do Construcionismo quanto à compreensão das ideias matemáticas mobilizadas na produção de jogos digitais. Os resultados obtidos com a análise de dados indicam indícios para entender o processo de construção de conhecimento a partir da produção de jogos como um movimento dinâmico, que conjuga ideias/significados de matemática e que não parte necessariamente de conceitos formais ao longo do processo de uma produção não linear, evidenciando a relevância de um ensino contextualizado, problematizado e de postura ativa do estudante em sala de aula com o uso da linguagem de programação.
Fecha
2020
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Enfoque
Nivel educativo
Educación primaria, escuela elemental (6 a 12 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
11
Número
1
Rango páginas (artículo)
1-23
ISSN
21779309
Referencias
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