Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Comparando probabilidades: o papel do raciocínio proporcional

Batista, Rita; Pereira, André; das Dores, Maria (2019). Comparando probabilidades: o papel do raciocínio proporcional. En Pérez-Vera, Iván Esteban; García, Daysi (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 58-65). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

587Kb

URL Oficial: http://clame.org.mx/actas/

Resumen

O presente estudo foi realizado com estudantes do último ano de escolaridade da Educação Básica do Brasil com o objetivo de analisar compreensões acerca da comparação de probabilidades, considerando a influência do raciocínio proporcional, em duas situações inspiradas no PISA (2004). Os resultados apontaram que os estudantes quase nunca fazem uso da proporcionalidade para estabelecer comparações em situações probabilísticas. As justificativas se apoiaram em comparações de “mais e menos”, e em uso de linguagem e expressões que estão associadas à probabilidade intuitiva.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión
13. Matemáticas escolares > Probabilidad > Cálculo de probabilidades
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:14053
Depositado Por:Sileni Carranza
Depositado En:12 Sep 2019 09:45
Fecha de Modificación Más Reciente:12 Sep 2019 09:45
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario