Gomes, José; Bosch, Marianna; Alves, Marlene (2019). Análise do Percurso de um Estudo e Pesquisa (PEP) piloto em grandezas e medidas em uma escola de ensino médio em São Paulo – Brasil. En Pérez-Vera, Iván Esteban; García, Daysi (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 215-223). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 612Kb |
URL Oficial: http://clame.org.mx/actas/
Resumen
Apresentamos neste artigo um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) piloto implementado para identificar as possibilidades de desenvolvimento dessa metodologia com estudantes do Ensino Médio (15 - 17 anos) de cursos técnicos. O referencial teórico foi a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A metodologia é da pesquisa qualitativa realizada através da análise da intervenção por meio de um PEP. Os resultados mostram que os estudantes ficaram motivados, o que ampliou a mesogênese, modificou na topogênese, mas indicou problemas com a cronogênese, pois seriam necessárias mais sessões para os próprios estudantes tentarem sanar suas dificuldades. O Modelo Epistemológico de Referência (MER) desenvolvido como suporte teórico para a implementação, observação e análise da evolução e resultados do PEP auxiliou também na identificação das intervenções necessárias realizadas pelo pesquisador durante as seis sessões do PEP.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 13. Matemáticas escolares > Estadística > Medidas de tendencia central 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Grabaciones 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > _Otro (metodología de enseñanza) 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > _Otro (teorías de aprendizaje) |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 14081 |
Depositado Por: | Sileni Carranza |
Depositado En: | 17 Sep 2019 17:48 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Sep 2019 17:48 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento