Pinto, José; Quaini, Nadia (2017). O GeoGebra e a geometria sintética: uma investigação com estudantes brasileiros. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), Actas del 7° Congreso Uruguayo de Educación Matemática (pp. 389-395). Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 29Mb |
URL Oficial: https://curem.semur.edu.uy/
Resumen
Apresenta-se resultados parciais de uma pesquisa, na qual a segunda autora investigou com alunos do ensino médio brasileiro demonstrações visuais utilizando o software GeoGebra. Teve-se como objetivo investigar como um grupo de estudantes do ensino médio brasileiro utilizou os princípios de geometria sintética com a ferramenta computacional GeoGebra para realizar argumentações na demonstração da proposição 5 do livro I de Euclides, a qual afirma que os ângulos da base de um triângulo isósceles são congruentes. A metodologia, de cunho investigativo, comparou a forma original, segundo Euclides, e a adaptada para a linguagem atual. A análise dos registros dos investigados mostrou que o software foi um facilitador para as argumentações dos estudantes enunciarem a proposição de forma pertinente.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Otro (sistemas de representación) 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 13. Matemáticas escolares > Geometría > Teoremas 03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 18037 |
Depositado Por: | Monitor Funes 3 |
Depositado En: | 18 Jun 2020 16:29 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 18 Jun 2020 16:29 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento