Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Promover o raciocínio matemático a partir do trabalho na sala de aula

Ponte, João Pedro (2017). Promover o raciocínio matemático a partir do trabalho na sala de aula. En FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 21-29). Madrid, España: FESPM.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

356Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

O desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos constitui um objetivo fundamental do ensino desta disciplina escolar. Em Matemática, o raciocínio assume caraterísticas particulares dada a natureza própria dos objetos desta ciência, como entidades abstratas construídas a partir de experiências do mundo real ou de experiências com outras entidades matemáticas já previamente conhecidas. Tendo por base trabalhos recentes de investigação em educação matemática de diversos países e recorrendo a exemplos ilustrativos, procuro caraterizar as principais formas de raciocínio, nomeadamente indutivo, dedutivo e abdutivo, e analisar o seu papel no ensino-aprendizagem da Matemática. Analiso, também, diversos processos-chave de raciocínio usados em Matemática como a formulação de estratégias de resolução de problemas, a generalização e a justificação, dando atenção à relação do raciocínio com outros processos matemáticos essenciais tais como representar e dar significado. Finalmente, analiso as ações do professor promotoras do raciocínio em diversos níveis de escolaridade.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación
05. Profesor > El papel del profesor
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:21330
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:13 Jul 2020 13:48
Fecha de Modificación Más Reciente:13 Jul 2020 13:48
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario