Monteiro, Alexandre Branco; Groenwald, Claudia Lisete; Cantoral, Ricardo Arnoldo (2018). O discurso matemático vigente em um grupo de escolas do brasil e do méxico relativo ao tema números racionais. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 20(3), pp. 406-430 .
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 1204Kb |
URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta
Resumen
Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado cujo tema é o estudo dos Números Racionais na perspectiva da Teoria Socioepistemológica da Matemática Educativa (TSME). Como parte dessa investigação, foi realizado um estudo do ensino dos Racionais no Brasil e no México, envolvendo as orientações oficiais a respeito desse tema, os planejamentos de aula de um grupo de professores e a análise dos livros didáticos utilizados por eles. O foco da investigação foram os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no Brasil, o 6º grau do Primário e o 1º grau do Secundário no México. Apresentamos, nesse trabalho, um panorama do sistema educativo entre os dois países. Os resultados apontam que, mesmo com realidades e propostas educacionais distintas, os conteúdos acerca dos Números Racionais e os períodos de ensino são semelhantes, o que evidencia um discurso matemático que perpassa as fronteiras físicas.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 03. Aula > Gestión del aula > El discurso 13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números racionales 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Preparación de clases |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 28445 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 16 Jun 2022 20:52 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 16 Jun 2022 20:52 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento